quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Comentário Geral - 300 Discos importantes da Música Brasileira


Depois de uma espera de quase quatro anos adquiri em março de 2012, o livro "300 Discos importantes da Música Brasileira" lançado em 2008 pela editora Cabeça de Dinossauro. A obra, escrita por Charles Gavin; Carlos Calado, Tárik de Souza, Aethur Dapieve, contou com uma minuciosa pesquisa e muito trabalho dos autores, para chegar no formato de livro, com nada menos de 436 páginas, que imita a capa de um Long Play (para quem não conhece, o famoso LP ou disco de vinil). O Comentário Geral desta semana traz informações sobre esta obra preciosa, que ainda traz encartado dois CDs – Moreira da Silva e Elza Soares.

O livro, que traz textos e capas sobre 300 títulos escolhidos e fotos contou com patrocínio da Petrobras, e a organização do material ficou a cargo do músico Charles Gavin, (baterista dos Titãs). 300 Discos pode ser considerado um guia de consulta obrigatório para pesquisadores e amantes da música em geral. Com resenhas dos jornalistas Tárik de Souza, Carlos Calado e Arthur Dapieve, o projeto foi concebido com o objetivo de promover o resgate e a preservação da memória musical do país no campo popular.

Apesar das maravilhas que a obra resgata como discos de Noel Rosa, Dorival,Caymmi, Ary Barroso, Tom Jobim, Cartola, Ataulfo Alves, Chico Buarque, Dolores Duran, Caetano Veloso, Edu Lobo, Luiz Gonzaga, e tantos outros gênios da nossa música, porém nem tudo são flores. Pelo menos em 20% os autores derrapam feio ao incluir nulidades como Tati Quebra Barraco, Raimundos e outras ruindades,que jamais deveriam figurar entre os verdadeiros artistas citados acima. Mas,não é um pecado passivo de excomunhão. De forma alguma, pois os 80% trata de obras realmente importantes.

Mas deixando este detalhe de lado, é um prazer folhear um livro com tamanha qualidade gráfica – parece que estamos manuseando diretamente os LPs reproduzidos em suas mais 400 páginas com fotos e textos sobre a música popular gravada entre 1929 e 2007.  Infelizmente, a maioria dos discos relacionados no livro, está fora de catálogo. 





Nenhum comentário: